Parcerias



O CETEP do Sertão do São Francisco participa de Feiras e Eventos promovidos por Instituições parceiras em  2015




EXPOVALE 2015


A Expovale 2015 foi espaço de participação do CETEP do Sertão do São Francisco. O professor José Valdo S. Bezerra (Articulador) encaminhou e acompanhou 20 estudantes do curso de agropecuária para dar apoio à coordenação do evento. Agradecemos a oportunidade e parabenizamos os nossos estudantes pelo bom desempenho nas atividades realizadas.

Professor José Valdo S. Bezerra

Articulador da E.P Eixo Recursos Naturais









Aula inaugural da UNEB DTCS



Professores e estudantes do CETEP participam da aula inaugural da UNEB em 26 de Março, onde teve a presença do Vice Governador do Estado da Bahia ( João Leão). O referido Vice Governador declarou que estará viabilizando ajuste no orçamento das Universidades. 












Reativação da Horta Escolar
Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Pereira da Paixão
Ano 2015


No início do ano letivo de 2015, reativamos a horta escolar da EMTI, que foi implantada em 2014 com o apoio do professor José Valdo e do estudante de Agricultura Teógenes.  A criançada colocou a mão na massa e mandou ver, foram realizadas várias práticas na referida horta: recolhimento do lixo, capina, poda, adubação, aplicação de inseticidas naturais, cobertura morta plantio e colheita.














Semana da Água

Organização: IRPAA/ CETEP

A semana da água foi comemorada no dia 17 de março, nos espaços da UNEB, com uma discussão sobre a temática: Crise Hídrica, Falta água ou Gestão? O debate foi conduzido pelos integrantes do IRPAA (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), que animaram a plateia e trouxeram informações importantes que somadas à participação da plateia enriqueceu a todos os presentes. Ao final do debate foram acordadas algumas sugestões de ações que podem dar continuidade à reflexão em pauta:
-A estudante Larissa (4º Agricultura) sugeriu maior conscientização no uso da água por todos;
-O IRPAA  se propôs a receber os nossos estudantes em sua Sede para conhecer mais sobre a Instituição e as tecnologias de captação de água das chuvas;
-O IRPAA se propôs a promover uma oficina de grafite no CETEP com a pintura do Painel apresentado no evento;
-Foi proposto também a reativação de uma horta no CETEP com a participação da Comunidade;
-A professora Clara propôs a Implantação de modelos de tecnologias de captação de água no CETEP com o apoio do IRPAA, para maior aproveitamento da água das chuvas.
























O CETEP do Sertão do São Francisco participa de Feiras e Eventos promovidos por Instituições parceiras  2014


Implementação de Horta Escolar


O CETEP do Sertão do São Francisco e o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) apoia implementação de Horta Escolar na Escola de Tempo Integral Iracema P. da Paixão. A professora Rosana Machado fez a articulação e o professor José Valdo (Professor de Agroecologia e Conselheiro do CMDRS) foi convidado a dar assistência Técnica junto com o estudante Teógenes do 3º Ano de Agricultura-B. Os estudantes se empolgaram respondendo as perguntas do professor e questionando também algumas  dúvidas que surgiram.
















Programa Palmas para Juazeiro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro-BA, em parceria com o Sebrae, Accosf, Banco do Nordeste, STRJ e Capritec lançam o Programa Palmas para Juazeiro, no povoado de Lagoa do Boi. Foi uma oportunidade de conhecimento para o homem do campo se preparar para o período de estiagem. O cultivo da palma adensada permite uma quantidade maior de alimento para os animais, além de facilitar o manejo; o Banco do Nordeste financia o equivalente a 
R$ 3.000,00 para implantação de uma Unidade de Produção de 30m x 40m, que produzirá 100 toneladas de palma.
O professor José Valdo (professor Articulador) representando o Diretor do CETEP Adoniran Magno Martins junto com estudantes do curso de Agropecuária estiveram presentes no evento.



















Seminário sobre a água



Os estudantes do CETEP participaram do Seminário sobre a água, no dia 28 de março, na UNEB
Realização: SEMAOP – Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública












Seminário sobre a caatinga

Os estudantes do CETEP participaram do Seminário sobre a caatinga, no dia 28 de abril, na SEDUC
Realização: SEMAOP - Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública.



Reunião do Programa Bioma Caatinga

Estudantes do CETEP participam de reunião do Programa Bioma caatinga, no dia 19 de Maio, no Raport Hotel
Realização: SEBRAE








Expovale - Exposição de Caprinos e ouvinos

Estudantes do CETEP participam da Expovale, no Pátio da Feira livre, de 16 a 19 de Maio.













O CETEP do Sertão do São Francisco participa de Feiras e Eventos promovidos por Instituições parceiras  2013

II Feira de Tecnologias promovida pela SEC/SUPROF, Salvador-BA


De 03 a 05 de Setembro, o CETEP do Sertão do São Francisco participou da II feira de Tecnologias, realizada em Salvador-BA, onde tivemos a oportunidade de apresentar o Projeto "Tecnologias Sociais para Convivência com o semiárido". O referido projeto compreendeu as seguintes temáticas:
1-Produção do milho hidropônico
2-Cultivo da palma adensada
3-Uso do mandacaru e xique xique na alimentação animal e recaatingamento
4-Beneficiamento de frutos nativos da caatinga (umbu e maracujá do mato)

































Amostra Educativa Ambiental em Maniçoba, Juazeiro-BA


No dia 25 de Maio, o CETEP do Sertão do São Francisco participou da Amostra Educativa promovida pela Escola 15 de Julho, em Maniçoba-BA, com a Temática “Preservando as Riquezas do Semiárido”. Foi uma oportunidade de intercâmbio onde os nossos estudantes repassaram conhecimentos através de uma Exposição sobre a Caatinga e a Produção Agroecológica, utilizando materiais reciclados, Projeto desenvolvido pelo professor José Valdo S. Bezerra.















*FENAGRI - EXPOVALE 2013 em Juazeiro-BA

De 15 a 18 de Maio, o CETEP Sertão do São Francisco participou da Fenagri – Expovale 2013, no Campus da UNIVASF, em Juazeiro-BA, divulgando a Instituição de Ensino com os cursos oferecidos. Foi uma oportunidade bastante enriquecedora, pois tivemos os nossos estudantes envolvidos nas palestras, mini cursos, oficinas e trabalhando também como monitores; no Stand tivemos uma equipe de três pessoas em cada dia da feira, composta por: Gestor, Professor Articulador e Aluno representante do Colegiado.














O CETEP do Sertão do São Francisco de portas abertas aos Programas e Projetos do Governo e Instituições parceiras  2012


CETEP oferece Oficina

Tema: Horta em Pequenos espaços utilizando material reciclado


O professor José Valdo S. Bezerra convida a Escola de tempo Integral Iracema Pereira da Paixão para receber oficina no CETEP do Sertão do São Francisco; uma ação voluntária com objetivo de divulgar a Instituição CETEP, estreitar o relacionamento do CETEP com as escolas do Bairro e socializar conhecimento. Foi um momento muito prazeroso, onde os alunos botaram a mão na massa e realizaram práticas no Quintal Agroecológico. Valeu criançada, estamos à disposição.

















*Amostra da UNIVASF no CETEP (Museu Móvel) Estudantes do Curso de Veterinária apresentando diversos animais.






*Uso da Quadra Poliesportiva por alunos da Plataforma Freire, que cursam Educação Física na UNEB



.


*Uso da Sala de Aula para atender ao Programa Jovem Aprendiz, solicitado pela Empresa AGROVALE- Agroindústrias do Vale do São Francisco S/A, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e a COAPSERI- Coop de Asses Cons Prest Serv e Int Ltda.
A grande maioria dos cursistas são alunos da casa, dos cursos do Eixo Recursos Naturais, e participam do Programa em turno oposto.





*Uso da Sala de Aula para atender ao Projeto Ressignificando a Aprendizagem. Sob a Coordenação da Professora Socorro Guimarães, o Projeto é desenvolvido no CETEP e atende aos nossos estudantes e estudantes do CEEP Escola Edivaldo Machado Boa Ventura



Um comentário: